27 de jun. de 2007

rolling stone - fevereiro/07

Graforréia Xilarmônica - 3 estrelas
Ao Vivo


Instituição gaúcha em registro certeiro


Se hoje em dia o termo rock gaúcho virou definição de estilo musical, abraçado claramente por nomes locais – de Cachorro Grande a Bidê ou Balde – e até extrapolando as fronteiras do estado - ou alguém vai dizer que bandas como o Rock Rocket não fazem rock gaúcho? -, boa parte da culpa pode ser creditada à Graforréia Xilarmônica. Isso não quer dizer, entretanto, que muita gente tenha entendido a mistura chinela de jovem guarda, idiossincrasias regionais, elementos vanguardistas e rock dos anos 60 promovida pela banda em sua tortuosa carreira, que completa 20 anos em 2007. Para este Ao Vivo, gravado em 2005 em Porto Alegre, a dupla de produtores cariocas Kassin e Berna Ceppas optou, como convém, por um registro corretamente cru da apresentação. Não espere, portanto, execuções impecáveis, vocais límpidos, afinação e aquela precisão anticéptica dos discos ao vivo que vemos por aí. E isso só ajuda a reafirmar a força das composições da Graforréia, que aqui conta em duas músicas com Marcelo Birck, membro da formação original e co-autor de boa parte do repertório do grupo. Entre semi-hits de uma realidade paralela – bem mais divertida que a nossa, por sinal – e canções popularizadas por outros artistas ("Empregada" por Wander Wildner; "Nunca Diga" e "Eu" pelo Pato Fu), o disco aparece como lembrete do quanto uma banda como a Graforréia ainda pode soar extremamente necessária dentro do nosso cenário musical.

19 de jun. de 2007

Sgt Pepper must die!

O Guardian publicou recentemente esta matéria, com músicos questionando vacas sagradas como Pet Sounds, Nevermind e até o Velvet Underground and Nico. A matéria em si já é bem legal, alguns argumentos são bastante reais, mas tem um lance no trecho em que o cara do Battles questiona o Is This It que é uma coisa que penso há um bom tempo:

"
The Strokes have, basically, been responsible for five or six years of a new form of hair metal, in the guise of something more tasteful. Their music is post-9/11 party music because it came out that week and everybody wanted to dance. They're seen as the rebirth of rock in the UK - but it's a very conservative, old-fashioned idea of rock for the 21st century."

Eu acredito piamente que os indies 00 sejam tão ou mais musicalmente caretas quanto o fã de axé, classic rock ou MPB. Se bem que não são só os dos 00. Indie sempre foi careta. Então eles não são responsáveis pela caretice indie. Mas sim pelo surgimento de mais uma geração de gente careta com roupinha moderna. (... continua em breve)

18 de jun. de 2007

caminho das pedras

no set do Batidão (pra baixar e dançar):

- All Your Life With Me - APB
- Dance for Life - Aloe Blacc
- Heart It Races (Yacht's I Should Coco Remix) - Architecture in Helsinki
- Atlas - Battles
- Divine Gosa - Bonde do Role
- Office Boy (
Architecture in Helsinki Remix) - Bonde do Role
- Yah! X Trippin Green Skull (CCB live mix) - Buraka Som Sistema X Dan Deacon
- Keep On (Champion's Alternate Take) - Champion
- Bonafied Lovin' (Tough Guys) - Chromeo
- Kryptonite (remix) - DJ Gero
- A Suit of Clouds to Ride the Sky - Half-handed Cloud
- Here in Your Arms - Hellogoodbye (a farofada mais legal dos últimos tempos)
- The Pulse - Holly Fuck
- Damn Girl - Kid Sister
- Optkus - KTU
- Private Life of a Cat - The Lovekevins
- Montréal -40°C - Malajube
- I Have No Sister - Oh No! Oh My!
- Lindsay Lohan's Revenge - Pase Rock feat. Spankrock
- Electric Surfin' Go Go - Polysics
- Je Ne Te Connais Pas - Prototypes
- ....But Somedays I Sit and Wish (vers. 2) - Rappers Delight Club
- Cobrastyle - Robyn
- Creator - Santogold
- Tonight I Have to Leave It - Shout Out Louds
- Rhthm & Soul - Spoon
- The Mercury Craze - Subtle
- Drugs in My Body - Thieves Like Us
- Blubblegum - Thunderheist
- Sing Songs Along (Hot Chip remix) - Tilly and the Wall
- Awa Na Re (
Bonde do Role remix) - Tony Allen
- Hot Chick - Uffie
- See A Penny (Pick It Up) -
Yacht
- Must Be the Moon - !!!